quinta-feira, 26 de julho de 2018

Célula: Características gerais

Antes de falarmos da célula, é necessário revisarmos alguns conceitos básicos sobre as estruturas e constituintes da mesma. É de conhecimento da grande maioria dos estudantes que tudo o que existe (ou quase tudo) é constituído por átomos. Com as estruturas biológicas não é diferente. Tudo o que compõe as células e seus constituintes são compostos por átomos. Os átomos podem se organizar de diferentes formas através das ligações químicas formando moléculas e macromoléculas.
Exemplos: Átomo = H = hidrogênio.
                  Molécula = H2O = água.
                  Macromolécula = DNA = material genético
Os átomos, moléculas e macromoléculas organizadas constituem e compõem as estruturas celulares básicas, porém com funções específicas, das quais podemos citar como exemplos a membrana plasmática e seus constituintes como as proteínas que formam canais, outras que são responsáveis pela adesão entre as células e tantas outras estruturas presentes não apenas nas membranas mas também nas organelas e demais estruturas celulares.

Apesar de toda essa organização a nível molecular, é a célula a unidade viva básica, (talvez alguém questione e os vírus? São seres vivos? Mesmo sem apresentarem a organização básica de uma célula? Bem os vírus serão abordados mais adiante neste Blog, contudo é interessante salientar que não existe ainda um consenso entre os autores.)

Sendo a célula a unidade viva básica ou segundo alguns autores a unidade mínima dos organismos complexos, as características gerais das células possuem uma divisão básica entre células procarióticas e eucarióticas.

Os organismos mais simples, como as bactérias e as algas são constituídas por células procarióticas. De forma geral esses organismos são pequenos, unicelulares e contam com uma estrutura muito simples. Já os organismos superiores, possuem um nível de organização mais complexo e são constituídos por células eucarióticas estas são assim denominadas por possuírem uma membrana que separa o material genético, ácido desoxirribonucléico (DNA) das demais organelas sendo esta a principal diferença entre as células eucarióticas (núcleo bem definido e envolto por membrana) e as células procarióticas (material genético  disperso no citoplasma junto com as demais organelas).

Por fim, podemos destacar que a estrutura geral das células são:

Núcleo: Presente apenas nas células eucarióticas. (mas todas as células possuem material genético).

Citoplasma: Constituído por todo o volume de água e sais da célula e onde estão algumas das estruturas especializadas como as organelas

Citoesqueleto: Constituído por uma rede de filamentos proteicos, tem como função manter a estrutura e forma da célula além de participar de atividades biológicas como o transporte intracelular e a fixação de algumas estruturas em locais específicos.

Mitocôndrias: São organelas encontradas em quase todas as células eucarióticas e são especializadas em respiração celular e produção de energia.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aula de Microscopia do curso de auxiliar de laboratório

 Alunos do curso de auxiliar de laboratório  (demais interessados/curiosos) >> Clique Aqui  para ter acesso ao material apresentado na...